- Área: 8072 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Pepo Segura
-
Fabricantes: Alumilux, Lamp Lighting
Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova biblioteca está localizada em um grande terreno retangular no centro de Girona. Delimitado a norte pela movimentada Avenida Emili Grahit, o terreno está inserido em um bairro denso e compacto de edifícios residenciais altos. Estas condições urbanas - além do fato de que esta é a maior biblioteca da rede de bibliotecas públicas da Catalúnia - contribuiu para o desenvolvimento de uma estratégia de projeto baseada em dois aspectos principais.
Em primeiro lugar, dada a sua importância civil e cultural, foi tomada a decisão de diferenciar a biblioteca do tecido circundante em termos de forma e de materiais. Em segundo lugar, enquanto o projeto responde aos novos desafios programáticos da biblioteca, como um lugar de interação social para jovens e idosos, também recupera o papel tradicional da biblioteca como um lugar tranquilo para leitura, estudo e reflexão.
As diferentes áreas funcionais foram distribuídas em quatro pavimentos de acordo com os grupos de usuários e atividades correspondentes. Os visitantes entram a partir da nova praça pública no piso térreo aberto e dinâmico que contém a biblioteca infantil e a sala de jogos, um auditório, uma galeria de exposições, uma cafeteria, e um espaço para ler jornais e assistir a vídeos. Nos dois pavimentos superiores estão as áreas especializadas de interesse e espaços para leitura, consulta e pesquisa. A administração está localizada no subsolo, onde o acesso é limitado aos funcionários.
Uma grande escada aberta conecta os três pavimentos públicos. Além de permitir uma circulação vertical fluida, a escada é um elemento-chave para a compreensão da continuidade espacial dentro da biblioteca, que é organizada em torno de três pátios internos. Enquanto as paredes de vidro transparentes convertem todos os pátios em fontes de luz natural, bem como jardins que são extensões dos espaços interiores, cada um assume a sua própria identidade.
A articulação em planta e corte do pátio central o transforma em um grande funil que traz a luz natural para dentro do coração do edifício. Uma parede verde exuberante é um pano de fundo para a sequência de plataformas criadas pela geometria deslocada. Um retângulo no subsolo torna-se um quadrado no chão e, em seguida, um quadrado duplo no primeiro pavimento. No piso superior o pátio abre para tornar-se um quadrado de quatro vezes o tamanho do nível do solo.
O princípio protagonista da biblioteca é a luz nas suas muitas variações. O volume em forma de quadrado é quase totalmente envidraçado, inundando o interior com uma luz difusa especialmente confortável para a leitura, enquanto enquadra a vista para o bairro vizinho. À noite, a biblioteca brilha como uma luminária urbana gigante, acolhendo a todos para entrar e fazer parte desse lugar de conhecimento, cultura e vida comunitária.
Os aspectos de sustentabilidade são parte integrante do conceito de projeto e a biblioteca recebeu a certificação energética Classe A da União Europeia para a maximização da luz natural, construção industrializada com materiais reciclados de baixa manutenção e uma dupla fachada de vidro bioclimática. Além disso, o edifício possui isolamento térmico máximo, um telhado ventilado, uma parede e pátios verdes.